Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Menino das Opiniões

Opino sobre tudo o que vejo.

O Menino das Opiniões

Opino sobre tudo o que vejo.

Reciclagem

    Todos nós, humanos, produzimos lixo. Uns produzem mais que outros, alguns tentam reduzir a sua produção, outros nem querem saber. Existem duas realidades. Eu pertenço àquela que tenta reduzir, que pretende um mundo melhor.

 

    Sou adepto dos 3R's: reduzir, reutilizar e reciclar. Faço as três, mas o qual eu me destaco é a reutilizar, talvez o mais fácil para os adolescentes. Reutilizo cadernos de várias disciplinas todos os anos, tal como os lápis e as borrachas, que os uso até ficarem inutilizáveis. No início de cada ano letivo tento comprar manuais usados, não tenho necessidade de os comprar novinhos em folha. No que toca a reduzir, faço com a água e com os gases poluentes da atmosfera. Tomo banho rápido, quando escovo os dentes fecho a torneira, enquanto a água do banho aquece, meto a água fria num regador para depois usar nas plantas. Em vez de ir de carro para o trabalho, vou a pé. Evito a produção de gases poluentes para a atmosfera que contribuem para o aquecimento global e ainda faço exercício físico. Na reciclagem, separo o lixo em papel e em plástico. No ecoponto azul meto caixas de ovos, caixas de cereais, papel de embrulho e jornais. No ecoponto amarelo meto garrafas de água, sacos de plástico e latas de conserva.

 

    Infelizmente, o mundo está cada vez mais poluído e é muito comum encontrar lixo no chão. Estamos a estragar o mundo. Se fosse possível multar quem atira lixo para o chão, o mundo estaria muito melhor. Ninguém gosta de apanhar multas.

 

    Na minha opinião, o assunto da reciclagem deveria ser abordado nas escolas para alertar as crianças e os adolescentes das consequências do lixo se este não for colocado nos locais apropriados. As crianças de hoje são os adultos de amanhã, e se não ensinarmos desde cedo e se esta ação for posta em prática, no futuro a reciclagem irá ter uma grande importância na vida das pessoas.