Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Menino das Opiniões

Opino sobre tudo o que vejo.

O Menino das Opiniões

Opino sobre tudo o que vejo.

Eutanásia: Sim ou Não?

   Ás vezes na vida deparamo-nos com momentos de sofrimento. Por causa de desgostos amorosos, por motivos familiares e até mesmo por doença. E é neste último caso que vou aprofundar.

 

   Todos nós nascemos, vivemos e depois morremos. Este é o ciclo da vida muito resumido. Quando nos aproximamos da terceira parte, normalmente, a nossa idade ronda a casa dos 70/80. Aí já se sabe que o fim está à porta. Não sei se se sente medo por ir ou paz por deixar. E é por essa idade que a vida começa a pregar partidas: as pernas já não têm tanta força, comer começa a ser um problema, existem dores em todas as partes do corpo, a dose de comprimidos a tomar é enorme, os orgãos deixam de funcionar corretamente, uma doença grave aparece e aí é o verdadeiro problema: Sofrimento 

 

   As dores começam a ser muitas, a dependência por parte de outrem aparece, o sofrimento é cada vez maior, a única viagem que fazemos é ao hospital para receber cuidados paliativos e o destino é este: Morte 

Muitos encontram-se acamados. O fim da vida é passado a olhar para o teto, para almofadas, para lençóis, para um espelho que já não vê o nosso reflexo, para fotografias colocadas na mesa de cabeceira até que chegue a hora H: a hora mais esperada, acompanhada por sofrimento.

 

   Sofrimento esse que podia ter acabado há muito tempo através da eutanásia. Entre estar numa cama a sofrer à espera da morte cheio de dores e morrer logo, para mim, a resposta é morrer logo. Para quê prolongar uma vida que praticamente acabou e estar a sofrer? Nada justifica o sofrimento.

 

   Sou a favor da eutanásia em caso de doença. Infelizmente, em Portugal ainda não é permitido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

1 comentário

Comentar post