Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Menino das Opiniões

Opino sobre tudo o que vejo.

O Menino das Opiniões

Opino sobre tudo o que vejo.

Cidade de Hotéis

   Na tarde de sexta-feira, a minha avó ligou-me toda entusiasmada a dizer que seria possível visitar a Torre Altice durante o fim-de-semana e perguntou-me se eu queria ir com ela. Respondi logo que sim mesmo não sabendo ao que ia. Assim que terminei a chamada, fui pesquisar e descobri que durante este fim-de-semana estava a decorrer o Open House Porto. Para quem não sabe, o OHP é um acontecimento anual que decorre no Porto, em Matosinhos e em Vila Nova de Gaia e que abre edifícios que são habitualmente fechados ao público.

 

   Este ano foram 65 edifícios que se pôde visitar dos quais eu visitei quatro. No sábado de manhã, visitei a Torre Altice (perto dos estúdios da RTP Porto) onde pude ter uma vista espetacular sobre as cidades do Porto e de Gaia.

   A seguir, fui até à Avenida dos Aliados para entrar na Câmara Municipal do Porto. Tinha uma ideia diferente daquilo que vi. A parte que foi possível visitar tem muito requinte, aliás, foi utilizado por reis e rainhas. Tive a oportunidade de ir à varanda da Câmara onde pude contemplar a Avenida de cima a baixo.

   Após o almoço, fui com a minha grande companheira, avó, ao Palácio do Bolhão (é muito provável que não saibam o que é e onde é. Também não sabia tal como as pessoas a quem eu perguntava), que recentemente foi transformado numa escola de teatro. Não foi nada de especial. Vi algumas salas que os alunos têm aulas. Não recomendo.

   Por fim, visitei a Torre do Jornal de Notícias, que foi o que mais gostei de ver. Observei pela primeira fez uma redação de um jornal. Cheia de computadores, papéis, revistas por todo o lado, canetas espalhadas pelas mesas ... imaginei-me a trabalhar ali. Gostei imenso do ambiente e, apesar de ser sábado, a sala estava cheia de jornalistas. Só não gostei da parte em que a mentora disse que o JN vai mudar de lugar porque naquele espaço irá nascer um hotel. Tanto eu como as restantes pessoas que faziam parte do grupo sentiram revolta.

 

   Portugal é o novo destino in da Europa. Os estrangeiros estão apaixonados pelo nosso país. Alguns até compram casa para morar. Porém, esta vaga de turistas é só uma fase. Daqui a alguns anos, haverá outro destino popular e, as casas e edifícios que serão transformados em hotéis, ficarão vazios. Não haverá clientes para tantos hotéis. Um dia o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

 

   A frase que está artisticamente escrita no teto da Câmara "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto" podia ser "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade de Hotéis".